terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Origem do Papai Noel

O significado do Papai Noel foi sendo elaborado desde a Antiguidade.
Durante a desintegração do Império Romano, notamos que muitas das populações bárbaras que chegam até a Europa trouxeram consigo uma série de tradições que definiam a sua própria identidade religiosa. Nesse mesmo período, a expansão do cristianismo foi marcada por uma série de adaptações em que as divindades, festas e mitos das religiões pagãs foram incorporados ao universo cristão.

Entre outros exemplos, podemos falar sobre a figura do Papai Noel, que para os cristãos de hoje representa o altruísmo, a bondade e alegria que permeia a celebração no nascimento de Cristo. Contudo, poucos sabem de onde essa figura barbuda e rechonchuda surgiu. É justamente aí que as tradições religiosas pagãs nos indicam a origem do famoso e celebrado “bom velhinho”.

No tempo em que os bárbaros tomavam conta do Velho Mundo, existia uma série de celebrações que tentavam amenizar as rigorosas temperaturas e a falta de comida que tomavam a Europa nos fins de dezembro. Foi nessa situação em que apareceu a lenda do “Velho Inverno”, um senhor que batia na casa das pessoas pedindo por comida e bebida. Segundo o mito, quem o atendesse com generosidade desfrutaria de um inverno mais ameno.

A associação entre o Velho Inverno e São Nicolau apareceu muitas décadas depois. De acordo com os relatos históricos, São Nicolau foi um monge turco que viveu durante o século IV. Conta a tradição cristã que este clérigo teria ajudado a uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagar o dote de casamento da garota. Somente cinco séculos mais tarde, São Nicolau foi reconhecido pela Igreja como um santo.

A partir desse momento, o dia 6 dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. Do “velho filão”, conhecido nos últimos séculos da Antiguidade, passava-se a reconhecer a figura de um homem generoso.

Nos fins do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast teve a ideia de incorporar novos elementos à imagem do bom velhinho. Para tanto, publicou na revista norte-americana “Harper’s Weekly” o desenho de um Papai Noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a um gnomo da floresta. Com o passar dos outros natais, ele foi melhorando seu projeto original até que o velhinho ganhou uma barriga protuberante, boa estatura e abundante barba branca.

Apesar das grandes contribuições oriundas do experimentalismo de Nast, temos ainda que desvendar a origem da sua roupa avermelhada. De fato, vários desenhos já haviam retratado o Papai Noel com trajes das mais variadas formas e cores. Contudo, foi em 1931 que Haddon Sundblom, contratado pela empresa de refrigerantes “Coca-Cola”, bolou o padrão rubro das vestimentas do bom velhinho. Com passar do tempo, a popularização das campanhas publicitárias da marca acabaram instituído o padrão.

Por Rainer Sousa

10 comentários:

Marina disse...

Lu,

Primeiramente parabéns pelo maravilhoso blog e pelas lindas mensagens.
Vc é um anjo de luz na vida de muitas pessoas inclusive na minha vida.
Quero me inscrever na promoção e espero que eu seja uma das contempladas.
beijos de luz,

Cecília disse...

Olá Luciana,

sou frequentadora nova do seu blog,

estou querendo aprender muito,

"sobre o que não vemos...", curto

muito você, bjs!

Anônimo disse...

Oi Luci.
Muito bom o artigo de Sao Nicolao.
Aqui na Grecia ele e o protetor das criancas orfans, da nocas solteiras e dos marinheiros. Ele e um dos mais adorados na Igreja Ortodoxa.
Quanto ao livro da Bruxa foi uma grande licao de Otimismo.
Muito obrigada por colorir a vida de tantas pessoas inclusive a minha.

Um grande beijo e forte abraco da

Kristin by Athens

Anônimo disse...

olá, Luciana!
Sou a Manuela,de Portugal,sua aluna de Feng Shui, deixei uma mensagem no seu e-mail, estou a precisar muito da sua ajuda assunto de Feng Shui.
Agradeço a sua atenção
Bjs
Muita Paz

marlene disse...

Olá Luciana, tudo bem!

O nosso curso já acabou? Vc dise que teriamos mais um chat.
Já enviei vários e-mail mas não obtive resposta.
Estou aguardo,.
bjs

Luciana Vieira disse...

Olá Marina, tudo bem?!
Por favor me envie o seu email e o nome da cidade onde mora. Você pode enviar para mim no email lucianavieira.cursosonline@gmail.com

Um beijo,

Luciana Vieira disse...

Cecília, um beijo!!!
Obrigada pelo carinho!

Luciana Vieira disse...

Oi Kristin, tudo bem?!
Obrigadas por trazer mais informações sobre S. Nicolau. Por aqui sua história ainda não é muito conhecida, o que é uma pena.

Adorei saber que gostou do livro da Bruxa. Pretendo dividir da mesma forma, outras obras.

Um beijo e obrigada pelo carinho,

Luciana Vieira disse...

Oi Manuela, tudo bem?!
Mandei a resposta para ao seu email.
Um beijo!

Luciana Vieira disse...

Oi Marlene, tudo bem?!
Enviei a resposta para o seu email.
Um beijo!