quinta-feira, 26 de março de 2009

Cores para vida e para os ambientes

A Cromoterapia é a ciência que utiliza as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo na freqüência que resulta em saúde, bem estar e harmonia do corpo, mente e emoções.

Sua aplicação pode ser feita de diversas maneiras, desde luzes coloridas incidindo diretamente sobre o corpo até a utilização de cores especificas na decoração, como em paredes e objetos que permanecem algum tempo junto da pessoa diariamente.

Provavelmente você já esta sendo beneficiado pelas cores certas nos locais certos e nem se deu conta disso. A utilização por exemplo de tons de verde nos centros cirúrgicos não ocorre por acaso, e sim porque essa cor possui ação anti-infecciosa.

Para desperta a mente e a capacidade de concentração, o uso da cor amarela em uma parede ou em alguns objetos que fiquem à vista da pessoa que necessita trabalhar ou estudar é o ideal.

No combate a insônia, nada melhor do que uma lâmpada azul em um abajur dentro do quarto.

Para ativar a sexualidade, uma lâmpada vermelha ou um suporte para velas na mesma cor que fica em evidência quando à vela esta acessa.

Benefícios da utilização correta das cores

Os benefícios são muitos e entre eles estão corrigir e prevenir estados desarmônicos físicos que já se encontram no estado de doença através de tratamento direcionado com luz colorida.

Trata problemas emocionais como depressão, ansiedade, estresse e angustias, promovendo assim um estado harmônico do ser. Favorece maior qualidade de vida e mais saúde.

Uma pintura nova nas paredes além de trazer a sensação de limpo e novo, deixa a casa com outra cara e com a energia renovada trazendo benefícios para todos os que frequentam os ambientes.

Indicação

Não é preciso estar sofrendo de alguma doença para recorrer à cromoterapia. Se sentir desequilíbrios emocionais, como nervosismo e angustias, já é o suficiente para justificar uma busca de terapia através das cores.

Utilize cores nas paredes de sua casa e local de trabalho e usufrua dias mais produtivos ou mais relaxantes, dependendo de seu objetivo.
De preferência para tons pastéis nos quartos.
Pessoas agitadas e nervosas, devem ter seus quartos pintado em tons de verde, para se equilibrar ou em tons de azul para relaxar e se acalmar. Devem evitar cores como vermelho e laranja até mesmo nos detalhes.

Pessoas com desmotivadas, podem utilizar uma decoração com amarelo, laranja, vermelho e verde.

Efeitos Emocionais das Cores
As descrições que seguem são utilizadas no tratamento com cromoterapia e podem ser utilizadas na escolha de cores para decoração incluindo a pintura das paredes.

Vermelho: Estimula o Espírito, energia vital, força criadora, concentração, estimula a extroversão

Laranja: Otimismo mental, dá sensação de bem-estar, fortalece a energia sutil, traz tranqüilidade.

Amarelo: Essa é a cor da alegria. Estimulante nervoso, revitalizante, combate à melancolia e a depressão, estimula o intelecto.

Verde: A cor do equilíbrio. Alivio da insônia, acalma a cólera e a tensão nervosa, regenera a mente, equilibra as desordens emocionais e psíquicas, elimina medos e manias. Traz confiança.

Azul: A cor da Paz. Induz ao relaxamento, tranqüilidade, meditação, combate o egoísmo, favorece a intuição, abre o mental, harmoniza e energiza o mental e o espiritual.

Violeta/Lilás: Controle da irritação, da cólera, fobias, complexos e angústias, ciúme e nervosismo, acalma as emoções violentas.

Índigo/Anil: Estimulante dos sentidos, calmante, estimula a intuição, acalma o mental, estimula a circulação de energia sutil nos canais energético. Por ser uma cor muito forte para ser usada nas paredes de um ambiente, utilize-a apenas em uma parede ou em objetos decorativos.

22 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luciana!
Adorei as dicas e o artigo que vc escreveu sobre cromoterapia e sobre os banhos. Adoroooo estes assuntos.
Sempre que tiver algo a respeito, favor me enviar.
Vou ver se coloco em prática, as dicas das cores na casa de meus pais.

Muito Obrigado!

Abraços,
Marina

Unknown disse...

Oi linda...

Nossa acholindo o seu trabalho
Luciana fiquei com uma dúvida, num quarto de casal como devo pintar??eu sou muito ativa,porem sou tranquila, tipo não explodo , procuro o momento certo pra falar o que eu quero(agir assim não é muito fácil)mais os resultados são sempre mais positivos. Meu marido ja é mais nervoso, se preocupa d+++ comos problemas, e ultimamente está com depressão, desmotivado.Queira pintar meu quarto de lilas, é uma boa cor?? bjs

Anônimo disse...

Olá Marina,
Que bom que gostou!! Se puder colocar em pratica vai ser muito bom para os que frequentam a casa.
Um beijo!

Anônimo disse...

Olá Elaine,
Apesar do lilás ser uma cor relaxante, pela sua descrição, o seu marido esta angustiado por estar precisando encontrar foco na vida e por não conseguir se motivar para realizar conquistas.

Se for utilizar cores dentro da cromoterapia, te indico utilizar tons de amarelo ou verde nas paredes. Utilize o lilás em objetos e detalhes que compõem a decoração do quarto.

Para a cor ser usada na forma de cura de energias com técnicas de Feng Shui, é necessário a analise da planta da casa, onde serão determinados esse e outros aspectos da residência.

Um beijo!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, maravilhoso. Já coloquei em meus favoritos.

Anônimo disse...

Oi Verônica,

Que bom que gostou!!!

Um forte abraço,

Marister disse...

Boa Tarde, Luciana

Gostaria de uma orientação sua, tenho um filho de 13 anos e o acho um pouco triste, e tenho medo de pintar o quarto dele de uma uma cor que o deixe mais triste, por isso a minha indagação, eu gostaria de saber a cor ideal para pintar o quarto dele. A minha casa está precisando de energia que cores você me sujere.

Atenciosamente,

Luciana Vieira disse...

Olá Marister,

Quando uma casa é pintada, automaticamente a energia dentro dela também muda. As paredes têm memória. Tudo o que ocorre dentro da casa, sejam coisas boas ou ruins ficam registradas nas paredes.

Se quer mudar a energia da sua casa, pinta-la é uma ótima alternativa. Procure depois de pinta-la, registrar bons momentos dentro de sua casa. Nada de brigas, gritos e palavras feias. Traga alegria para dentro dela através de músicas, boas risadas e momentos felizes.

Para o quarto do seu filho, fuja dos tons de azul, já que são cores tranqüilizantes e o que seu filho necessita nesse momento é de energia. Os tons quentes do amarelo são indicados para trazer ânimo. Não é necessário utiliza-la em todas as paredes do quarto. Escolha uma para adicionar a cor escolhida e nas demais utilize um tom bem clarinho.

Utilize objetos na decoração de itens da mesma cor que o da parede em destaque.

Essas dicas tem fundamentos na cromoterapia, porém gosto de trabalhar as cores em conjunto com o feng shui. Para esse caso seria então analisado a área da criatividade, que é também a área dos filhos.

Se souber utilizar o ba-guá, na área da criatividade coloque objetos que criam movimento, como por exemplo um sino de vento. Um espelho ou posicionar o computador nessa área também é indicado.

Um abraço,

Anônimo disse...

oi Luciana !!!adorei seu blog!!! estou aprendendo muito com vc!!!
bjks

Anônimo disse...

Olá Luciana!
Sou Maria,Portuguesa.
Adorei o seu blog!!!!
Tenho duas duvidas, que me pode favorecer bastante a sua resposta.
A primeira é a seguinte eu quando era criança adorava a cor vermelha era a minha preferida, entao pedi aos meus pais para me comprarem um cadeeiro de tecto com tres globos vermelhos e eles fizeram-me a vontade, entao eu fiquei exposta a ess luz para dormir para estudar, etc....,desde os meus 8 anos até por volta dos 20 anos,penso que isso me prejudicou,o que é que me pode ter provocado, qual a solução a nivel de cores.
A segunda pergunta é sobre feng shui, eu em minha casa tenho uma pequena casa de banho debaixo de vao de escada, e disseram-me que isso traz energias negativas, é verdade? qual a solução no caso de ser verdade? mesmo tirando de lá as canalizações continuam.
bjs
Muita Paz.

Luciana Vieira disse...

Olá Maria, como vai?!
Que bom que gostou do blog. Espero a sua visita mais vezes!

A cor vermelha da luminária, pode ter causado naquela época um sono menos tranquilo, impaciência, nervosismo, mas nada que tenha se acumulado para os dias de hoje.

Ao mesmo tempo que se fosse o caso de ser uma pessoa deprimida, te traria (naquela época) mais energia.

As cores quando usadas corretamente, trazem diversos benefícios.

Quanto ao banheiro, não existe problema em tê-lo embaixo da escada. O que ocorre é que esse ponto traz muita estagnação de energia (em baixo da escada), já banheiro é uma área de escoamento de energia, existe perda de energia.

Encontramos aqui dois problemas, porém que podem ser corrigidos. O primeiro passo seria saber qual área do baguá que esta localizado nesta área para utilizar curas apropriadas. Como não sabemos, você poderá diminuir os efeitos deixando o vaso e aporta sempre fechadas e mantendo o banheiro sempre muito limpo e organizado. Plantas e cristais também trazem ótimas influencias para essa área.

Um beijo,

Anônimo disse...

Olá Luciana, como vai?
Eu sou a Adelaide Portuguesa.
Tenho algumas dúvidas em relação ao apartamento que acabo de comprar,mas a que me preocupa mais neste momento é o banheiro se encintrar no centro da casa e portanto na bagua da saúde, que dica me poderá dar para ajudar a anular a energia negativa que existe.
Quando começar a decorar o dito apartamento que será no inicio de Setembro, e me surgir mais alguma dúvida terei a liberdade de lhe pedir ajuda.Desculpe por este abuso
Um abraço e até breve.
Adelaide Silva

Luciana Vieira disse...

Olá Adelaide, como vai?!
Ter um banheiro localizado no centro do imóvel, traz desestabilidades na saúde os moradores e em todos os guás da casa.

Para tratar esse desequilíbrio, será necessário fazer curas no banheiro e ativação de todos os outros guás.

Seguem algumas dicas: Procure ter o banheiro sempre limpo e organizado. Mantenha o vaso sanitário e portas sempre fechados. De preferência para utilizar as cores do elemento Terra na decoração desse banheiro (marrom, bege e amarelo).

Anônimo disse...

olá Luciana! No espaço onde dou massagens, as paredes envolventes são de cor verde e ao lado do colchão tem um quadro de ardósia preto do tamanho do colchão. A cor preta é adequada ou tem algum inconveniente?

Brigada,

Beijo

Luciana Vieira disse...

Olá Dani, tudo bem?! A cor verde esta relacionada com limpeza e cura, então tem tudo haver com o seu espaço.

Qto a cor preta, procure analisar o que o seus pacientes vem buscar com a suas massagens. Muitas pessoas a consideram pesada e a ligam a características negativas.

Como você também não ter certeza sobre ser adequada para o ambiente, talvez seja o caso de colocar no lugar do quadro preto, uma mandala ou um quadro com uma passaisagem inspiradora.

Um beijo,

Marcia Baroni Goes Soares disse...

BOA TARDE lUCIANA
GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA :TENHO UM CONSULTORIO E O NUMERO DO PREDIO E 655 MAS O AP. E 4 EU TENHO QUE ACRESCENTAR UMA LETRA NA PORTA ONDE TEM O 4? UM ABRAÇO
MARCIA

Anônimo disse...

Luciana, meu nome é Jarbas leal Junior, quero te dizer que gostei muito do seu blog, fiquei feliz em conhecer um pouquinho do seu trabalho. parabéns e obrigado

Luciana Vieira disse...

Olá Marcia, a escolha do melhor número de uma residência, deve ser realizada por seus moradores. É muito importante que seja respeitado as características e objetivos das pessoas que moram no local. É desta forma que será possível aproveitar os benefícios da técnica.
Sugiro que leia o artigo sobre a numerologia da casa para escolher o melhor número. Um beijo,

Luciana Vieira disse...

Olá Jarbas, fico feliz que tenha gostado. espero a sua visita mais vezes.
Um beijo,

Anônimo disse...

Oi Luciana, adoro seu site, gostaria que me ajudasse. Que cor devo pintar as paredes internas da minha casa? Aqui tem muitos conflitos e desentendimentos entre meu filho e meu marido. Não consigo entrar em casa e sentir paz.
Grata, bjs
Fernanda

CABELOS.COM disse...

Bom dia Luciana. poderia mandar-me o cheque da abundância e como devo preenche-lo novamente? É que fizeram manutenção no meu pc e não consigo encontra-lo mais. Desde já agradeço seu carinho e fique com Deus
Sônia Regina Lopes

CABELOS.COM disse...

Amiga Luciana, que posso fazer no meu salão de Beleza (além de um bom trabalho)para abrir os caminhos para mais clientes? tem alguma sugestão?
Um grande abraço
Sônia Regina