segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Livro da Bruxa - 17º Capítulo

Primaveras

Chegamos ao porto, e, como era uma tarde de domingo, não havia muito movimento. As árvores ao redor dos armazéns estavam carregadas de flores coloridas. Estacionei o carro e ficamos olhando os enormes navios de carga.
- Adoro a primavera - comentei. - Sempre a associo a coisas agradáveis. Tenho até uma história sobre isso. Quer ouvir?
- Gostaria muito - respondeu gentilmente.
Comecei a contar.
- Aconteceu quando eu ainda estava na escola de medicina. Era final do quarto ano, e toda minha turma estava esgotada. Tínhamos assistido centenas de aulas, atendido inúmeros pacientes, passado por dezenas de provas e realizado infindáveis plantões. O desgaste era total, e qualquer mal-entendido se convertia em motivo de discussão. Nossas cabeças estavam literalmente entupidas. O pior é que ainda estávamos no início de novembro, e nossas aulas só terminariam na segunda semana de dezembro.
Ela suspirou, demonstrando compreender a situação.
- Naquelas condições, fomos assistir a uma aula de pediatria. Sentei-me numa posição bem no canto da sala, na primeira fila, pois pretendia desfrutar de um pouco de isolamento. Do lugar de onde estava, podia ver, com o canto dos olhos, meus colegas e, pela postura de cada um, notei o estado lastimável da turma. Todos estavam deprimidos, apáticos, caídos e murchos. Como plantas sem água há vários meses. Uma imagem muito triste.
- Começo a perceber a relação dessa história com a primavera. Continue, por favor, estou gostando - incentivou.
- Nosso professor chegou. Diante daquele quadro, qualquer pessoa em sã consciência teria desistido de ensinar naquela sala. Mas ele não se abalou com o que viu e iniciou a aula com grande alegria e entusiasmo. Ao fazer isso, alguma coisa soou dentro de cada um de nós, e comecei a perceber algo mágico acontecendo. No início, foi pequeno, mas mostrava que aquele não era um professor comum.
Ela balançou a cabeça concordando e esboçou um sorriso.
-A aula prosseguiu, e aquela sensação contagiante tornou-se maior e avançou sobre nosso desânimo. Foi como se o clima tivesse mudado, e as primeiras gotas de uma chuva refrescante começassem a cair, penetrando no solo e hidratando nossas raízes ressecadas. Nossas folhas queimadas também receberam com prazer e incredulidade aquela bênção. Você precisava ter visto. De onde eu estava, acompanhei toda a transformação. De plantinhas murchas e sem vida, em pouco tempo todos estavam lindos e
viçosos. Foi um verdadeiro milagre. Pigarreei, tentando disfarçar a emoção que sempre sentia ao relembrar
aquela história.
- Naquele dia, aprendi que existem pessoas iguais à primavera. Quando chegam, transformam o ambiente. Só pela presença, convertem seres secos e murchos em pessoas lindas e viçosas - arrematei.
- É uma história muito bonita. Realmente existem pessoas capazes de tornar tudo bonito. Conheço algumas assim. Estão sempre felizes e fazem tudo com enorme prazer, contagiando todos que estão à sua volta - comentou.
- Pois é, desde então tenho procurado por essas pessoas-primavera...E encontrei mais uma. Você é uma delas, tenho certeza - finalizei.
Ela ficou pensativa durante alguns momentos.
- Talvez só uma pessoa-primavera seja capaz de identificar outra. Já pensou nisso? - perguntou.
- Ficarei muito feliz se for assim. Entretanto, não sei se deixo as pessoas felizes quando estou por perto - confessei.
- Pois vou lhe dizer: você também é uma pessoa-primavera... Mas não vá ficar convencido - brincou.
- Obrigado pela gentileza. Talvez seja, no máximo, um aprendiz. Tenho um longo caminho a percorrer.
- Todos somos aprendizes.
Ficamos olhando um navio graneleiro sendo carregado. Para onde viajaria aquele navio? Para o Extremo-Oriente ou algum país escandinavo?
Pensei sobre como o mundo de hoje está intimamente interligado. Em breve, não existirão mais fronteiras. As culturas se mesclarão e, quem sabe, será o fim da miséria e de todas as guerras. Um planeta povoado por pessoas-primavera.

Um comentário:

Rosana disse...

Perfeito!
Com certeza um dos melhores livros que já li!