segunda-feira, 11 de abril de 2011

Musicoterapia - Melodia para a Alma

Já alguma vez conseguiu relaxar ao ouvir música? Já alguma vez, ouviu uma música que imediatamente lhe despertou sentimentos fortes ou o transportou para alguma recordação especial? Já alguma vez, sentiu como que uma força interior se manifesta-se ao ouvir música? Alguma vez cantou uma canção de embalar para tranquilizar um bebé? Se respondeu "Sim" a alguma destas questões, então já experimentou o poder da música.

Esse poder têm uma história milenar. Há 2000 anos a.c., quando o imperador da China queria saber como andavam as coisas nas suas províncias, convocava os músicos de cada uma delas para que tocassem para ele, e de acordo com a música que embalava o seu povo, o imperador sabia se este estava bem ou mal.

Durante a Segunda Guerra Mundial, médicos e enfermeiros americanos constataram que os veteranos de guerra se beneficiavam com algumas sessões musicais, restabelecendo-se rapidamente de traumas físicos e psíquicos.

De fato, a resposta ao som musical permite avaliar os estados físico, cognitivo, comportamental, emocional e comunicativo. A música e o som afetam a atividade muscular, a respiração, a tensão arterial e o metabolismo, e desempenham função de apoio ao processo de mudança dos indivíduos.

A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir, resgatando a "afinação" do indivíduo, de maneira coerente com seu diapasão interno. A melodia trabalha o emocional, a harmonia, o racional e a inteligência. A força organizadora do ritmo provoca respostas motoras, que, através da pulsação dá suporte para a improvisação de movimentos, para a expressão corporal.

Equilibrando os Chakras com a musicoretapia

Através da música, também é possível equilibrar os chakras, que são as centrais de energia que trabalham com o corpo físico para energizá-lo e ativá-lo (saiba mais sobre os chakras aqui).

Para usufruir desses benefícios, reservei um exercício de relaxamento que utiliza a musicaterapia como um de seus componentes.

Reserve um tempo que será totalmente dedicado a VOCÊ

Se puder, prepare-se para o exercício seguindo as recomendações seguintes. Se essas meditas dificultarem a execução, apenas ouça o áudio posicionando de forma confortável. Porém, eu se fosse você, concederia tempo para usufruir do exercício, com tudo o que você tem direito!

Prepare-se para o exercício...

Tome um banho relaxante com uma fragrância gostosa. Pode se utilizar um banho de ervas no último enxague. É possível realizar banhos mágicos em casa mesmo. (Leia o artigo sobre os diferentes tipos de banhos de ervas aqui).

Acenda uma vela e se for perfumada, melhor ainda, já que você merece sentir sempre gostosas fragrâncias...

Sente-se com a coluna reta ou simplesmente deite-se confortavelmente.

Aperte o play (seta preta) do áudio abaixo e um ótimo exercício para você.

Você deve praticar esse exercício o mais breve possível e sabe porque?! Por que você merece uma vida harmoniosa e equilibrada sempre!


Se dê esse presente!!
Esse áudio tem uma pequena narração em espanhol. Não desanime se não conseguir compreender, pois o importante nesse exercício é a musicoterapia ou seja, a melodia. O objetivo desse exercício é te fazer se sentir bem!


.
.

16 comentários:

Lana Luna disse...

Olá Luciana!
Quero fazer o exercício, mas não achei a seta para clicar.
Beijos.

Luciana Vieira disse...

Oi Lana,
A setinha esta lá! Será que o seu computador esta bloqueando o programinha de áudio?!

Peço que tente novamente obsevando essa informação. Caso não consiga mesmo assim, me escreva novamente. Vamos encontrar outra alternativa para que realize o exercício.

Beijos!

Victoria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Luciana Linda. Como sempre vc superando em sensibilidade.Lindo esse exercicio. Tive a sensaçao de voar e sentir a maravilhosa felicidade de voar. Queria gravar no meu IPOD mas nao consegui. Vc poderia Luciana me ensinar?? A musica é simplesmente diviiiinaaa.... que musica magica... que musica maravilhosa....!!! assim linda como vc Luciana.Parabens como sempre. bjs da sua fã incondicional Iara Nishihara Rehman
ah, ja nao uso mais esse e-mail do biglobe.
agora é iararehman@hotmail.com

Mary disse...

Oi, Lu, amada!
Não consegui ouvir o áudio. Teclei na seta preta mas não funcionou.
Muito obrigada por tudo!
Grande abraço!

marilda disse...

eu tbm não consegui ouvir bjão.

Luciana Vieira disse...

Oi Meninas, o áudio já voltou a funcionar. Espero que gostem!

Um beijo

Amônica disse...

OBRIGADA , pessoa ilumada e muito AMADA

Adriana disse...

Olá Luciana,
Adorei seu blog!!! Muito interessante!
Abraços!!

Letícia disse...

Adorei seu blog, parabéns!!!
Bjs e uma semana repleta de alegrias.

Kate disse...

Olá Luciana, tudo bom?
Parabéns pelo blog, fiquei sabendo dele a partir de um email que recebi seu e desde então tenho acompanhado. Estou fazendo o curso Prosperidade em 42 dias e estou gostando muito.

M. Adelina disse...

olá luciana..adoro o seu blog....agradeço o dia que dei com ele...ainda hoje não sei como..
Adoro as licões do curso.. como voces dizem ...estou a curtir...

Agradeço e bem haja pelo trabalho que faz para termos um mundo MELHOR

Um abraço de Portugal

Ana Kris disse...

Há dois dias não faço nada além de ler seu blog e tenho adorado tudo! Parabéns!
Que Deus continue te abençoando.

Um grande abraço.

Paula disse...

Olá Luciana!
Tudo bem?

Amo seu blog, sempre com novidades e temas excelentes
para nosso aprendizado.

Abraços como muito carinho,

Carla disse...

Boa noite Luciana, seu blog é show!
É tudo que Eu procurava! Agora só falta me dizer, quando haverão novas inscrições para seus cursos, porque com certeza, preciso fazer todos!

Anônimo disse...

Muito lindo seu trabalho.
Por favor continue sempre.
Que o amor esteja sempre com você, ele é sua fonte de inspiração.

Abraço fraterno

Na qualidade de ser divino, eu te amo.