sábado, 26 de maio de 2012

Peru - Arequipa, Primeiro Dia

A viagem para Arequipa

Embarquei hoje para Arequipa. O vôo tinha que ter saído umas 8:15, porém atrasou mais de uma hora, fazendo com que eu perdesse a minha conexão em Lima. Para minha sorte, a atendente da LAN, companhia que eu viajei, foi super solidária com o meu problema. Ela deu um jeito de me colocar em um outro vôo que saiu uma hora e meia depois. Isso evitou que eu esperasse por um longo período no aeroporto. Eu já estava bastante cansada, depois de ter passado por mais de 6 horas de deslocamento, contando com o vôo e o atraso.

Chegando em Arequipa

Assim que desci do avião, fui presenteada com uma paisagem maravilhosa;Foi o adormecido Vulcão Misti quem deu as boas vindas aos passageiros que desembarcam em Arequipa. Impressiona!
Olha ele lá no fundo da foto abaixo, com o seu topo coberto de neve.
Este é um dos três vulcões localizados na região de Arequipa. O Misti tem 2.400 metros de altura e a 5.825 do nível do mar. Leva-se dois dias para ser escalado e com certeza deve ser fantástica essa aventura, porém esse percurso não está no meu plano de viagem, apenas irei apreciá-lo aqui embaixo mesmo!
 Arequipa, uma das cidades mais antigas da América do Sul, é também conhecida como a Cidade Branca, devido muitos de seus edifícios serem construídos com larva branca vulcânica. 
A cidade se encontra a 2.300 metro do nível do mar, então por precaução, quando ainda estava no aeroporto de Lima, já tomei o chá de coca. A bebida é recomendada para evitar o mal da altura, o soroche. Quando estive em Cusco (3.350 metros de altura), tomei muito deste chá e praticamente não senti o mal estar causado pela grande altitude. Apesar que o meu marido tomou a mesma quantidade que eu e se sentiu mal nos dois primeiros dias. Mas, pelo sim ou pelo não, o chá de coca faz parte da minha dieta no Peru.

A Chegada ao Hotel

Paguei 20 soles pelo transfer até o hotel, cerca de R$ 13,00 por 15 minutos de táxi. O hotel qu escolhi, fica no máximo a 30 passos da Plaza de Armas, o que achei fantástico. Na verdade, não é um hotel, é um hostel. Como estou fazendo essa viagem sozinha, optei por uma estadia mais informal e que me desse a oportunidade de interagir com outros viajantes. Escolhi um quarto privativo (suíte), mas no caso dos hostels, é possível dividir quarto, costume bastante comum pelos "gringos".

Da minha janela, consigo avistar o Misti. Olha ele novamente lá no fundo da foto, aqui já era início de noite, momento em que já tinha completado o meu check in no hotel e sai para ''explorar'' os arredores.
A Primeira Impressão

A Plaza de Armas estava animada, com muitos turistas tirando fotos. Achei também que tinha mais turistas peruanos do que eu vi em Cusco.

É comum aqui, casais recém casados, irem tirar fotos e ouvir serenatas na Plaza de Armas. Para se ter uma idéia, tinha um grupo que tocava serenata, fixo na praça. Eles cantam algumas músicas para o casal e alguns familiares que acompanham os pombinhos tiram fotos e filmam. Claro que os turistas aproveitam a oportunidade para também registrarem a cena inusitada. Eu que estive pouco tempo na praça, registrei 4 casais sendo homenageados e uma garota, que imagino que estava completando 15 anos, passeando com o pai com traje de debutante.

É muito diferente. Parece um passeio de volta para o passado. Eles levam muito a sério as tradições.
Alguns dos casamentos registrados


Do outro lado da praça porém, acontecia uma manifestação pacífica de universitários. Havia policiais posicionados próximo aos estudantes, que estavam segurando velas e mantinham uma fogueira acessa em frente da catedral.
Jantei em um restaurante que ficava em um mezanino com vista para Praça.
Optei por uma sopa de quinua com vegetai,s acompanhado de coca-cola. Custou 22 soles, cerca de uns 14 reais.

 
Já Já, posto mais!

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Luciana,
Estou adorando o seu relato,aproveite bastante a viagem...
Espero os próximos kkkk
bjs e luz

Meire Melo disse...

Olá, que vistas heim, a do vulcão,do hotel, q massa,curta muito,pq eu estou!!!! Abços.

Alê disse...

Vc deve estar amando, né? As fotos estão lindas!!!! Aproveita muito.... Bjinhos