quinta-feira, 24 de junho de 2010

Feng Shui - O BAGUÁ


O Baguá
O Ba-Guá é utilizado na técnica de Feng-Shui do Chapéu Preto. Sua aplicação fez com que se tornasse muito conhecida devido a facilidade de sua aplicação e pelos ótimos resultados na harmonização dos ambientes.
Qualquer pessoa pode utiliza-lo, porém para obter os resultados esperados, é necessário estudar, lêr e praticar para entender a ténica.
Trabalho e Carreira
Como é que esta indo a sua vida? Está fluindo facilmente ou com dificuldade? Você está feliz com o seu trabalho ou gostaria de mudá-lo? Este é o canto que precisa fluir satisfatoriamente para que o seu trabalho seja facilitado; é necessário um reforço nele, caso você queira ter um excelente desempenho; assim como precisa ser transformado, se você pretende fazer mudanças.
Espiritualidade e conhecimento
O tópico prosperidade cobre uma ampla variedade de noções: este é um canto que pode gerar sabedoria, idéias, aprendizado e intelectualidade. Assim, se você ou qualquer outro membro da sua família ainda esta estudando, será necessário prestar atenção nesta área. Esta área também oferece igualmente conhecimento interior, sabedoria espiritual, idéias novas e inspiração.

Família
Não só a nossa família imediata esta representada aqui representada, mais ainda a nossa linhagem e os nossos ancestrais. Talvez esta idéia pareça estranha a nós ocidentais, porém para os chineses, e muitas outras culturas antigas, ela seja mais do que óbvia. Assim, quando se é capaz de manter os ancestrais felizes, o resultado é boa sorte e prosperidade. Mas, sob o ponto de vista mais pratico, este canto não só assegura a união imediata da família e dos amigos, conforme dito, como também de todo o círculo familiar e dos amigos. Aqui é expressado então o seu papel como parte de um imenso clã.

Prosperidade e Riqueza
Este Guá governa as finanças, o dinheiro e todo o lado material da vida. Caso haja, então problemas relativos ao canto da riqueza de sua casa - se ele não existe ou se está bagunçado ou bloqueado -, certamente você terá dificuldades como falta de dinheiro. Além disso, esta área estabelece também uma relação com os sentimentos correspondentes à abundância. Portanto, se este canto atuar de maneira satisfatória, você se sentirá "rico" de bênções, repleto de alegria de viver e tomado por uma enorme felicidade.

Sucesso e Fama
Além de estar relacionado com o sucesso em seus projetos, este canto pode expressar a forma como você é visto pelo mundo exterior, tanto no aspecto do nível social como no do lugar que se ocupa neste mundo. Mas ela ainda cuida da auto estima e da confiança. Portanto, se tudo estiver bem com o seu canto da fama, você estará se sentindo muito bem consigo mesmo, sabendo exatamente quem você é.

Relacionamentos
Tanto o casamento como todos os relacionamentos amorosos são governados por esse canto. Se você acha que a sorte não ajuda nas suas relações ou no caso de querer um melhor relacionamento, esta área é justamente aquela que deve receber a sua atenção. Sob o ponto de vista do feng shui, este canto representa o relacionamento com o mundo e consigo mesmo. Até porque não é possível estreitar uma conexão com o mundo se não se tem um bom relacionamento consigo mesmo.

Criatividade e filhos
Esta área é capaz de estimular a imaginação e os pendores artísticos, além de prestar auxílio na elaboração de respostas para diversos problemas, já que através da criatividade é possível encontrar alternativas para solucionar questões que muitas vezes pareceram impossíveis de serem resolvidas.
Se você tem filhos, esta área precisa ser garantida, estando sempre bem. Entretanto, caso ainda não os tenha ou se gostaria de tê-los, é necessário que você trabalhe este canto.

Amigos
Está área além de garantir que as amizades verdadeiras sejam fortalecidas, também pode beneficiar com o auxilio daquele tipo de pessoa que tem o hábito de salvar. Portanto, o cultivo deste canto vai assegurar a presença daquelas pessoas que sempre lhe ajudarão com alegria na hora em que você mais precisar. Se este canto funcionar bem, haverá sempre uma ajuda inesperada não só de pessoas como de lugares, nem que seja para uma simples troca de torneiras.

Curso on-line de Feng Shui - início dia 03 de Setembro de 2012
Harmonize e trate a sua casa ou empresa com o Feng Shui do Chapéu Preto .
Saiba os detalhes aqui.


40 comentários:

Sandra Louzada disse...

Boa Tarde Luciana, seu blog como sempre continua lindo! Lindo como você! Te enviei um e-mail sobre uma dúvida: O Ba-guá é aplicado colocando a área do Trabalho na Entrada da casa/apto.? Muito Obrigada. Beijos Sandra - chicory88@gmail.com

Luciana Vieira disse...

Olá Sandra,
Apesar de ter te mando a resposta por e-mail, irei apresenta-la aqui, para que outras pessoas também possam utiliza-la.

Posicione o ba-guá na planta de forma que a área do trabalho fique na parede na direção da porta de entrada. Não necessariamente em cima da porta da entrada, já que a porta pode estar mais para esquerda ou direita, como é o seu caso.

É muito importante que localize o centro de seu apartamento. Posicione o centro do ba-guá no centro do apartamento. Só então trace as linhas que dividem cada área.

O que te indico é que faça uma boa faxina em toda a casa,incluído gavetas e armários. Jogue fora tudo o que estiver velho, sujo e quebrado. Doe o que pode ser aproveitado. Porém não deixe nada que não tem utilidade ou que não goste em sua casa.

Depois da faxina, pegue um punhado de canela em pó, coloque em um pires e com o pensamento fixo na prosperidade, sopre em todos os cantos de sua casa.Faça uma oração, que não precisa ser decorada, pode ser algo que venha do seu coração para abençoar o apartamento. Depois disso, distribua os elementos de ativação e cura nos ambientes.

Beijos!

Sandra Louzada disse...

Nossa! Que lindo! acho muito válida a minha resposta também. Adorei! Simplesmente maravilhoso. Como sempre vindo de você, tudo é muito lindo! Obrigada. Ótimo Dia Flor! Sandra - Brasília

Anônimo disse...

Luciana, é a 1ª vez que entro em seu blog e estou encantada. Quanta coisa interessante!!!!
Luciana, é possível, ou melhor, podemos aplicar o baguá em cada cômodo, em separado? Acho que fica mais fácil. rs
Parabéns! Vc é linda e trata de assuntos deliciosos e úteis demais!
Bjinhos

Cidinha disse...

Luciana,

Gosto muito do seu site, e sempre que posso coloco em pratica as informações contidas. Assim gostaria que me orientasse sobre o que fazer, sei que o fogão e um ponto de prosperidade e não deve ficar ao lado da pia, porem não tenho como mudá-lo o que fazer? e a area do relacionamento fica na lavanderia e é um gua que falta um espaço como ativá-lo, não tenho me relacionado com ninguem a muito tempo.


Fico muito grata pela atenção, gostaria de fazer um consultoria, porem ainda não possuo a quantia necessária.

Luciana Vieira disse...

Olá Cidinha,

Realmente o fogão é o grande símbolo de prosperidade de uma casa. Ele é enfraquecido olhando para a sua cozinha no sentindo horário, ele vem depois da pia. SE for esse o caso, recomendo que utilize o elemento madeira para fortalece-lo. Encontre um forma de colocar uma planta entre a pia e o fogão. Pode ser no chão, no alto, em um nicho...

Quanto ao guá faltante é necessário verificar se não existe nenhuma parte dele dentro da casa, pois esta área poderá ser utilizada para ativa-la. Qual é o cômodo que divide parede com a lavanderia?

Os outros guá são muito importantes também para ativar a energia de prosperidade e relacionamentos. A área do sucesso por exemplo, quando ativada, desperta a admiração das pessoas por suas qualidade. Seu trabalho e tudo o que você fizer terá reconhecimento.

Um abraço,

Unknown disse...

Ola, Luciana, achei otimo o seu blog, gostaria de tirar uma duvida, vc informou para Cidinha q o fogão ao lado da pia não é bom, o meu fica do lado da pia,do lado esquerdo, tem alguma diferença?

ANA disse...

Oi Luciana,acabei de conhecer o seu blog,gotei muito,ñ conhecia o ba-guá,minha dúvida é:a espiritualidade fica no quarto q é lilás,tenho q mudar a cor das paredes ou é só acrescentar as cores da espiritualidade? e qt a madeira ao lado do fogão,pode ser um pedaço de madeira mesmo ou algo feito com ela?ah,a varanda do apt tb pode ser um ponto do guá?E CADA CÔMODO FICA COM UM GUÁ OU UM CÔMODO PODE TER MAIS DE UM GUÁ?grata,Ana.PS:PODE RESPONDER POR E-MAIL? ANACVALETTE@YAHOO.COM.BR BJSS

ANA disse...

Ah,mais uma dúvida,a área do relacionamento fica na área de serviço,tem problema?

Luciana Vieira disse...

Olá Ana,

Você não precisa alterar a cor de seu quarto. Acrescente na decoração a cor azul, que pode ser utilizada em tapetes, almofadas, lençóis, etc. Você pode ativar essa energia também com pedras, já que o elemento desse guá é a Terra.

O ideal é que o elemento madeira ao lado do fogão seja representado por uma planta viva. Encontre um local que ela possa ficar sem que te atrapalhe. Esse local pode ser também no chão ou no alto, o importante é que esteja entre a pia e o fogão.

Um comodo pode ter mais de um guá. Para identificar onde se encontra a divisão entre dois guás é necessário utilizar corretamente o baguá.

A lavanderia é um local de escoamento, portanto a energia do relacionamento se enfraquece com facilidade se não cuidar devidamente do local. Problemas como vazamentos por exemplo devem ser consertado o mais rápido possível.


Um abraço,

Adelina disse...

Olá e Boa tarde...

gostei muito dos seus comentários e das orientações dadas por si Luciana e, como tal gostava de saber a sua opinião sobre a forma geométrica do meu apartamento...

O Bloco de apartamentos tem a forma de um V muito aberto e o meu apartamento fica mesmo no vértice, interiormente ele tem uma forma triangular...

o que me pode dizer sobre as "vibrações" da forma deste apartamento, uma vez que oiço dizer que rectangular é o ideal?

já agora, apliquei o bagua da seguinte forma, orientei o norte do bágua com o norte da planta do meu apartamento, está correcto?

obrigada pela atenção dispensada e muita sorte com o seu trabalho...

abreijos

Luciana disse...

Olá Adelina, como vai?!

Realmente as melhores formas de planta baixa são as quadradas e retangulares. Isso porque neste tipo de construção, as energias se distribuem de forma harmoniosa e não existirão guás faltantes.

Em uma planta baixa com as características como a do local onde mora (triangular), muito provavelmente, tem guás faltantes, o que acarreta em problemas principalmente nas áreas da vida onde a energia não tem espaço em seu apartamento.

Para aplicar o baguá, você terá que localizar o centro e a porta principal de seu apartamento para só depois depois aplicar o baguá.

O Feng Shui do Chapéu Preto, não utiliza bússola em seu estudo e sim o gabarito de nome Baguá. Você deverá posicionar a área do trabalho na porta principal do apartamento para poder localizar os guás.

Só então aplique as curas para corrigir e harmonizar as energias do apartamento.

Um beijo,

Nélita disse...

Boa tarde Luciana


Numa pesquisa, para saber o que são linhas Hartmann, encontro o seu blog fantástico.

Obrigada pela oportunidade....

Jessica disse...

Seu trabalho é incrível parabéns!um beijão

Fatima disse...

Querida Luciana,

amei o seu blog...lindo...maravilhoso!

Márzia disse...

Oi Luciana,
Cada vez que acesso teu site, sinto-me motivada, sempre tem algo importante para nos ajudar, teu curso transformação em 21 dias, é simplesmente maravilhoso.

Parabéns.

Mothinlove disse...

Olá, Luciana.
Estou estudando, na medida do possível, o Feng Shui e vi nesse site que, em nosso hemisfério, deve haver uma inversão nas polaridades N e S do baguá. Gostaria de tirar essa dúvida com vc, q é especialista no assunto... http://www.casaecia.arq.br/feng_shui.htm
Obrigada.Um grande abraço!!!
Paz e luz!

Luciana Vieira disse...

Olá Clau,

Eu não trabalho desta forma, porém algumas pessoas consideram que devem haver essa inversão, considerando que o sul do hemisfério norte é quente e o norte é frio.

Quando se utiliza uma técnica de Feng Shui mais avançada e que necessita de bússola (que não é o caso da técnica que usa o baguá), o norte é considerado norte em qualquer parte do mundo.

O Feng Shui que utiliza o baguá, que é o Feng Shui do Chapéu Preto, não utiliza os pontos cardeais como referencia e sim a porta principal de energia da casa. Não tem sentindo a foto de bússola anexada ao artigo, o que acaba confundindo os leitores.

No decorrer de seu aprofundamento na técnica, você chegará também as suas próprias conclusões. Continue estudando e pesquisando que está no caminho certo.

Um beijo,

Ana disse...

Olá Luciana, tenho lido seu blog e tenho gostado muito porque você é muito clara em suas respostas. Tenho uma dúvida e gostaria de compartilha-la:
O ba guá aplicado em minha casa ficou bem confuso, pois o guá da familia está no banheiro e os outros também em áreas que eu nao poderia modificar. O que você sugere?

Sandra Louzada disse...

Querida Luciana! Saudades...mas que bom ver seu blog funcionando perfeitamente e lindo como sempre!
Quando começará o próximo curso de
Feng Shui?
Pode me esclarecer uma dúvida? Estou mudando para uma casa que tem uma suite no andar de cima. Já apliquei o baguá na casa toda, mas o que faço com esta suite no andar de cima? aplico o bagua separado? Obrigada mais uma vez, ANJO AMIGO! BEIJOS! SANDRINHA (BRASÍLIA) chicory88@gmail.com

Luciana Vieira disse...

Olá Sandra, qto tempo!!

A próxima turma de Feng Shui esta programada para começar dia 31 deste mês. Nossa, já pensou ter você na turma!? Será um grande prazer!!

Como se trata de uma suíte, considere esse banheiro como parte do quarto superior.

Um beijo super carinhoso!

Baran disse...

Olá,

Tenho dúvidas na colocação do BÁ-GUÁ na planta do meu apto, uma vez que a porta de entrada fica num canto do apto, se eu direciono o bá-guá com a área do trabalho para a parede onde fica a porta, a área do trabalho fica longe da porta, mas, se eu direciono a área do trabalho para o canto onde fica a porta, ai sim a área do trabalho envolve a porta de entrada.
Agradecida
Casturina

Mônica - MJClaro Lembrancinhas disse...

Olá Luciana!

Adoro o site e sempre leio suas dicas.

Tenho um livro de Feng Shui, mas não me esclareceu algumas dúvidas:

Estou mudando para um sobrado, como devo aplicar o BÁ-GUÁ no piso superior? alinho a parte do trabalho com a porta de entrada da casa ou com a porta de acesso ao nivel superior? Alinho com a parte de baixo da escada ou a de cima?

Na minha suite, a cama vai ter que ficar com a cabeceira na parede do encanamento do banheiro. Li que isso é prejudicial ao casal, e para corrigir deve-se pintar a parede de amarelo e colocar um espelho. Porém meu marido não deixou eu pinta-lá. Tem outra coisa que eu possa fazer?

Muito Obrigada!

Abraços!

Luciana Vieira disse...

Olá Baran, como vai?! Para a aplicação do baguá, o guá do trabalho deve ficar posicionado na mesma direção que a porta de entrada de energia do imóvel, mas isso não quer dizer que essa porta fará parte desse guá.

Um beijo,

Luciana Vieira disse...

Olá Mônica, como vai?!
O baguá deve ser aplicado em cada piso separadamente, sempre considerando a direção da entrada de energia. No piso superior, considere a direção do último degrau de cima.

Só existe problema com o posicionamento da cama na parede do banheiro, se nessa parede estiverem os canos da parte hidráulica. Se for esse o caso, recomendo que mude o posicionamento da cama, pois os problemas causados afetam muito mais do que o relacionamento do casal. Se realmente não houver como fazer a modificação, trate com radiestesia/radiônica.

Um beijo,

bianca disse...

Oi Luciana, que ótimo encontrar seu blog! Estou abrindo uma sociedade (espero me independer financeiramente dos meus pais em breve!) e para começar com pé direito eu e minha sócia estamos pesquisando sobre feng shui. Estamos transformando uma cozinha em nosso escritório e nesta cozinha tem duas portas de acesso, e as duas são utilizadas. Como aplicar o baguá nesse caso? Escolhemos a porta de maior uso? Por onde entramos e saimos mais vezes?
Muito obrigada!

Debora disse...

Olá Luciana! Adorei seu blog, muito esclarecedor.
Tenho uma dúvida: o guá da criatividade no meu apto fica na cozinha e o guá da família na porta da sacada. O que fazer para ativá-los, já que estou há três anos tentando engravidar e não consigo, mesmo sem ter nenhum problema de saúde/físico que impeça a concepção.
Um abraço

KceanatecInBemDaTerraBlogger disse...

Olá Luciana.

Parabens pela sabedoria demonstrada com as informações expostas em teu blog.
Cheguei até ele após ir em busca de Informações sobre o uso do FengShui no ambiente de trabalho, sendo que a pouco temnpo chamei uma consultora pra me prestar uns serviços nesta área, mas me restaram umas dúvidas que ela não me esclareceu.

Em primeiro lugar a porta do meu escritório que irá trabalhar com automação residencial fica no canto direito para quem olha para o Nascer do Sol, ou seja, para o Leste.

Colocando o Baguá no centro a partir da entrada de frente para o nascer do sol, a área do trabalho então no meio da parede da porta de entrada, ou seja, no lado leste também.

Ocorre que a consultora me disse que nesta área do trabalho deveria colocar uma fonte e na outra área a dos amigos, colocar minha mesa principal onde recebo clientes.

Veja que tal posição ficou estranha pois estou agora de costas para o Nascer do Sol. Isto está correto ? Devo dar as costas para o nascer do sol ? Ahh..e mais uma, ela me disse que a direção pára eu ficar virado para ganhar dinheiro seria a SUDOESTE ? Será que ela tá certa ? Será que devo mudar de consultora ?

Marilda disse...

OI Luciana vou construir um sobrado de 2 andares preciso me informar mais sobre o feng, não sei nada será que eu posso aprender para colocar em prática ou preciso aperfeiçoar em outros obrigado.

marilda disse...

esqueci meu endereço é marilda_bc@hotmail.com

Áurea Ribeiro disse...

Olá Luciana,
Amei o sei blog estou aqui me deliciando com as informações. Construí uma fonte em meu apartamento. Não sei como posicionar o BAGUÁ. Vc pode explicar. Quero ativar a área da prosperidade.
Um grande abraço.
Áurea

Jussara Neves Rezende disse...

Olá, tenho uma dúvida. O Baguá se aplica a sobrados, como o meu? 1º andar, sala, lavabo, copa, cozinha, lavanderia, edícula, garagem, jardim. 2º: tres quartos, 2 banheiros, uma salinha, duas varandas. 3º: biblioteca.
Devo posicionar o baguá em cada andar e traçar as linhas em cada um?
Obrigada!

Unknown disse...

oi Luciana, estamos iniciando uma vida nova em apartamento que estamos reformando e, dentro das possibilidades físicas e financeiras, temos muita vontade de aprender sobre Feng Shui, mas por onde começar (ou melhor continuar, já que a internet, fonte de todo o saber, tem tanta coisa). Uma boa apostila, um bom livro, para lermos na cama e traçarmos nossa estratégia... Obrigado

Cleber Spolavori

Massoterapia_Carioca (Eliane) disse...

boa noite Luciana, seu blog é muito show, eu adorei, parabéns, quero te convidar a conhecer o meu blog, com algumas informações sobre massoterapia, sou massoterapeuta, e também gosto destes tipos de assunto. visite: http://massoterapiacarioca.blogspot.com.br/

FER *LUZ* disse...

Olá Luciana, tenho dificuldade em aplicar o bagua em minha casa pois ela é comprida. como devo fazer?

Unknown disse...

estica, Fer*Luz... estica

Anônimo disse...

Oi Luciana, adoro o seu site, adoraria fazer o curso mas acho q preciso harmonizar o meu ambiente para entrar mais dinheiro rsrs
Queria saber se ter um sofá ou rede na frente da porta de vidro da sacada impede a circulação de energia e a entrada de dinheiro. Beijão.
Di.

Aninha disse...

Oi Lu, minha dúvida maior é o posicionamento do Ba-guá. Devo posicionar na porta de entrada da sala ou na da lateral que é praticamente a mais usada? Bj. Aninha.

Kelly Schrippe disse...

Gostaria de saber o que faço com área que fica fora do baguá? A "sobrante". A planta é em L e aplicando o Baguá a cozinha e o banheiro um ao lado do outro ficam de fora. Pra completar tem a janela do banheiro que dá para dentro da cozinha e não tem como mudá-la e se tirar fica sem ventilação. Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Luciana!
Estou adorando o blog e fiquei com uma dúvida sobre a posição do baguá.
Minha casa tem acesso pela lateral. Na frente, fica o consultório do meu marido, que tem acesso interno para a casa. Não sei onde posicionar o baguá. Na porta da frente (onde fica o consultório) ou na porta lateral (que é o acesso principal à casa)?
Obrigada pela contribuição!
Abraço,
Janine.