sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Faça Você Mesmo - Que a sua Sexta-Feira Termine em Pizza!

Uma cura de Feng Shui para ativar o guá da criatividade localizado em minha cozinha, rendeu entre outras coisas, momentos maravilhosos em família.
 É no guá da criatividade que se encontra a energia que impulsiona os projetos, algo que esta sendo criado, traz novas idéias e entre outras coisas, é também o guá dos filhos.

Através de um kit culinário infantil, que encontrei quando estava xeretando uma loja popular de produtos para casa, consegui reforçar a energia da criatividade de minha casa, obtendo uma resposta muito rápida - Posicionei os novos utensílios de "criação" no guá da criatividade no início da tarde e algumas horas depois já estavam sendo utilizados para novas criações. Perfeito! Objetivo alcançado com sucesso!

Kit culinário R$ 12,00
As boas vibrações trouxeram uma atmosfera de muita alegria para minha casa, onde Luisa, minha filha, que hoje tem 3 anos, literalmente colocou a mão na massa!

 A Estreia - Uma Deliciosa Pizza

Essa é uma receita de pizza fácil de fazer e muito gostosa. Se você nunca ousou preparar a sua própria pizza, esse é o momento de tentar! Espero que a Luisa sirva de inspiração. Essa também foi a primeira pizza dela e foi um sucesso! Relembrando, ela tem apenas 3 aninhos...motive-se!

É uma delícia comer algo que preparamos de um modo todo especial, adicionando com ingrediente especial o nosso carinho.

O Passo a Passo
- As quantidades estão relacionadas no final do artigo -

Junte em uma travessa de boca larga, todos os ingredientes secos: farinha de trigo, sal, açúcar e se gostar ervas finas secas. Nesta receita foi adicionado orégano.


 Afaste os ingredientes do centro da travessa, criando um buraco para colocar os ingredientes líquidos: o fermento biológico dissolvido previamente no leite morno, o óleo e o ovo. 

Misture os ingredientes líquidos e aos poucos vá empurrando a farinha para o centro da travessa.

Se precisar coloque mais farinha, porém tomando o cuidado de não passar do ponto.  Nesse momento, você já terá que sovar a massa com as suas mãos.


 Nessa receita, você não precisar sovar por muito tempo. Sove-a até que fique macia e lisa. O ponto da massa é quando estiver soltando de sua mão, porém ainda se tem a impressão de vai grudar.

A finalização dessa parte foi eu quem fiz, já que precisa de um pouco mais de força.


Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar em uma travessa, coberta com um pano de prato úmido, dentro do forno (desligado) ou microondas,  até que dobre de tamanho - cerca de 1 hora. 

Segunda Parte
 Passado o tempo de descanso, a massa esta cheia de ar. Solve-a  um pouquinho e divida-a em duas. Cada bola de massa é ideal para fazer uma pizza grande. Abra-a com em um local untado com um pouquinho de farinha (bem pouquinho mesmo!), até ganhar o formato de pizza e ter uma espessura que melhor te agrade. Eu não costumo fazer muito fina. Você pode fazer um apequena borda para evitar que o recheio transborde.

Na versão da Luisa, para que ficasse ainda mais divertido, depois da massa aberta, ela cortou com cortadores que fazem parte do kit, rendendo muitas minis pizzas de formatos variados.


Leve a massa para pré-assar em no forno pré aquecido. Dependendo do forno pode levar de 4 a 10 minutos. Se você não tiver forma de pizza, improvise usando uma forma de bolo ao contrário.

Terceira Parte
 Depois da massa pré assada é hora de colocar o molho e o recheio, que pode ser o que mais gostar. A Luisa recheou com mozzarella e tomate. Eu gosto muito do recheio de requeijão, catupiry e mozzarella e cebola...deu até água na boca...

Leve ao forno para esquentar e derreter o queijo. A Luisa ficou namorando a pizza até ficar pronta!

Depois é só aproveitar!


Ingredientes para massa
1 ovo
1 envelope de fermento para pão / ou tablete
1 xícara de leite morno
1 pitada de açúcar (melhor ainda se for orgânico)
sal a gosto
1/3 de xícara de óleo
Farinha de trigo até dar liga, cerca de 2 xícaras - você pode substituir parte da farinha branca por farinha integral. A farinha de aveia e sementes de linhaça são outras opções.

5 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI ESSE POST O MÁXIMO AMIGA , ELA É MUITO LINDINHA, E EU ADORO UM FENG SHUI, BEIJOOO

Anônimo disse...

Luciana,
Manda recadinho p Luísa pela linda pizza feita por ela.Parabéns mãe e filha.
Bjs
Sandra Teodoro

Luciana Vieira disse...

Oi Deya, vivo o feng Shui todos os dias e é maravilhoso!
Obrigada pelos elogios!
Um beijo,

Luciana Vieira disse...

Oi Sandra, tudo bem?! Recado dado! Obrigada viu?!
Beijos

rosaneminhascoisas.blog disse...

Amo seu blog e essa menina linda sovando a massa simplesmente maravilhoso lindo amei!!! um beijo em seus corações agradecida.