terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dia 02 de fevereiro é dia de Yemajá

Yemanjá é o Trono feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação é no amparo à maternidade.

Diz a lenda, que na escassez da pesca em alto mar, alguns pescadores deixaram oferendas (alfazemas, espelhos, enfeites, pentes etc) em balaios para Iemanjá. Depois disto, eles tiveram muita sorte e pescaram mais do que pescavam antes. Por isto, todos os anos, nesta data, os pescadores e outras pessoas, levam suas oferendas para o mar.

Esta é uma das linhas mais poderosas da Umbanda. Representam entidades que manifestam na linha das águas. Representam as sereias (não possuem forma de sereias e apenas uma simbologia para representar a linha vibratória das entidades) e marinheiros. Trabalham com a força de Yemanjá (água salgada). Possuem um lindo trabalho de limpeza e purificação.
Orixá dos mares. Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe. Senhora da Calunga Maior, portanto grande absorvedora de energias negativas.

Traduz a sua vibração em paz e harmonia. Protetora da família, dos laços familiares.
Reino: mar. Cores: azul claro ou branco transparente.
Elemento: água.
Dia da semana de maior vibração: sexta-feira.

Pode-se dizer muitas coisas a respeito deste Orixá, mas tudo se resumiria em dizer: Orixá Mãe! Yemanjá é conhecidíssima, respeitada e amada. É reverenciado por outros nomes tais como: Mãe D´Água, Janaína, Iara, Sereia, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Rainha das Águas, entre tantos outros. Ela é responsável pela educação oriunda das mães, pela maternidade, pela fecundidade, pela fertilidade, criação e tudo quanto se possa associar ao labor sagrado da maternidade. Também é protetora e patrona daqueles que dependem do mar para dele retirar o sustento familiar.

Na Umbanda é sincretizada com a Virgem Maria e a Nossa Senhora da Conceição.

Seu reino são as águas salgadas, sendo para a qual ela destina os suplícios de seus filhos, para que sejam levados embora conforme os movimentos das ondas do mar.

É um arquétipo da maternidade e suas principais características são o amor, compaixão, perdão, e o constante oferecimento de aconchego e consolo a seus filhos. Yemanjá é conhecida pelos seus cantos longos que assim os faz sempre chorando e rogando a Deus por todos nós...

As pessoas que possuem o manto da vibração deste Orixá são bastante ciumentas e com temperamento geralmente calmo exceto quando sentem-se ameaçadas.
Sempre discretas, porém de muito bom gosto. Sinceridade é o lema destes filhos. Não admitem de forma alguma a mentira. São muito amorosos, grandes conselheiros, protetores e tratam os filhos dos outros com igualdade aos seus.


Simpatia para quem mora longe do mar

Pegue um prato branco virgem
Uma vela azul claro
Um pente
Um perfume de alfazema
Um espelho pequeno
Pétalas de rosa branca

Coloque a vela no meio do prato, em volta dela, o pente, o espelho, o perfume e as pétalas de rosas.
Escreva num pedaço de papel branco: um agradecimento e um pedido para Iemanjá. (exemplo: Imenjá, Rainha do mar, eu agradeço por tudo o que aconteceu comigo em 2010. Peço que em 2011 eu consiga um emprego próspero): E faça uma oração de Iemanjá:

"Iemanjá
Mãe de todos os peixes
Rainha do mar
De todos os oceanos
Que sua beleza
Seja refletida nos espelhos
Cristalinos da humanidade
Que seus longos cabelos negros
Sejam penteados por lindas sereias
Que seu perfume
Seja sentido por todos os seus devotos
Que oferecerem pétalas de rosas brancas
Nos oceanos onde seu lindo corpo
Anda pelas águas claras
Com seu belo vestido azul!
Salve Iemanjá!
Salve!
Salve!"

Quando a vela terminar, jogue os restos da cera em água corrente, utilize o perfume em você ou em sua casa, use o pente e o espelho, tome um banho de banheira com as pétalas de rosas brancas, ou faça um chá com elas e quando estiver morno, jogue no seu corpo, do pescoço pra baixo.

Que Iemanjá realize seu pedido!

Fontes: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=118003 e
http://tarotnaweb.blogspot.com/

2 comentários:

AIDA disse...

Adorei o texto , já sabia algumas coisas sobre a belíssima Yemanjá a quem tenho tanto respeito em todas as as suas formas do sincretismo,seu Blog é muito legal.
Um abraço.

Luciana Vieira disse...

Oi Aida, tudo bem?! Assino em baixo do que escreveu!
Também fiquei feliz por ter gostado do blog, te espero mais vezes por aqui!!
Um beijo,