quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os Benefícios da Shantala

Para as mamães que querem reforçar o vínculo com os seus bebês, a Shantala é uma ótima opção. Originada no sul da Índia, é uma massagem que, além de relaxar a criança, tem como objetivo integrar pais e filhos.

Essa massagem faz parte da cultura indiana. É um ensinamento passado de geração para geração. A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Fréderick Leboier, na década de 70, após observar uma moça chamada Shantala massageando seu bebê de uma forma diferente. Ele escreveu um livro sobre o assunto e assim a técnica começou a se popularizar”,

Além de promover a integração entre os pais e suas crianças, a massagem é capaz de aliviar cólicas, regularizar o sono, equilibrar o desenvolvimento psicomotor, acalmar e eliminar tensões do bebê.

Idade Recomendada
A shantala só pode ser aplicada a partir de um mês de nascido devido a pele do bebê esta melhor preparada. Muitas vezes descama, troca de pele. Também o umbigo já esta cicatrizado. Apesar de ser um toque carinhoso, a shantala tem um toque profundo e forte, não é superficial, faz alongamentos e trabalha a musculatura e articulações.

Benefícios para Mãe e para o Bebê

O bebê, quando ainda na barriga da mãe, se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteção e amor. Após o nascimento, a criança passa por um choque.
Encontra um ambiente mais “hostil” e passa por um período de adaptação e maturação. A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural.

E os benefícios não param por aí. Pesquisas mostram que os bebês que são submetidos a sessões diárias de shantala, têm um sono mais tranquilo e relaxam com mais facilidade.

Além isso, a técnica acelera o processo de maturação do intestino, o que explica o fato de a técnica ser um ótimo “remédio” para cólicas, e na maturação do tônus muscular dos bebês.

Para as mães, muitas vezes cansadas com a rotina do pós-parto, a massagem acaba tornando-se também um momento de relaxamento e proximidade com o bebê. Um ritual de amor e intimidade onde os dois só têm a ganhar.

A técnica também pode ser aplicada pelo pai, pela babá ou outra pessoa que tem afeto pela criança, como também por um profissional desta massagem.

Contra Indicações

Só não se deve aplicar quando o bebê está muito doente ou nas crises. É preventiva, mais na hora da crise não dá para aplicar. Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque. Mas ela é ótima para restabelecera saúde.

Também não deve ser feita na criança com estômago cheio, vazio, não deve estar dormindo, nem com frio.
Passo a Passo

Segue a série de 3 vídeos, que explica o passo a passo para a aplicação da massagem.

Você também poderá baixar uma apostila disponibilizada pela Natura, que apresenta a técnica de forma um pouco mais simplificada, porém que pode ser impressa e estar a mão na hora da aplicação. Clique no link abaixo.

Download: Apostila Massagem-Shandala







Informações Fonte: http://caminhosdoconhecimento.com/terapias/massagem-terapeutica.html e http://vilamulher.terra.com.br/os-beneficios-da-shantala-para-os-bebes-8-1-54-31.html

3 comentários:

Marina disse...

Lu,

Visito seu blog todos os dias, gosto mtoooo!

Beijos e um ótimo final de semana

Ana disse...

Olá Luciana,

Muito legal o teu blog.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Olá Luciana..tudo bem? Adoro seu blog...na verdade ele já se tornou um vício bom na minha vida...não posso ficar sem ler os ótimos artigos q vc coloca nele...parabéns!!!