quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Feng Shui e a melhor cor para a fachada da casa

Muitas pessoas me escrevem pedindo dicas sobre de cores para pintar a fachada de suas casas. Essa pergunta acaba ficando sem resposta, pois eu não conheço a casa e as casas da vizinhança para fazer a análise . Você deve estar se perguntando: Mas o que é que meu vizinho tem a ver com a minha casa? E a resposta é TUDO! E isso vale para uma construção residencial ou comercial.

Através da "Escola das Formas", uma das técnicas avançadas de Feng Shui, é possível descobrir a qual dos cinco elementos, a sua casa pertence (Água, Terra, Fogo, Madeira e Metal). É com este estudo, que com o Feng Shui se descobre com segurança a melhor cor da fachada para equilibrá-la, fortalecê-la ou para minimizar os efeitos das construções vizinhas.

Como analisar a sua casa e as casas vizinhas

Para que você possa realizar a análise de sua casa, irei ensinar uma das formas mais simples (ideal para quem está iniciando o aprendizado nas técnicas de Feng Shui) porém bastante eficiente para levantar qual a melhor cor para a fachada e se a casa está se fortalecendo ou enfraquecendo-se em relação as construções vizinhas.

Para avaliar a qual elemento sua casa pertence, descubra através das descrições abaixo com qual elemento ela mais se identifica. Faça essa análise também para as casas de seus vizinhos laterais e os da frente.

As cores que constam em cada descrição são as indicadas para fortalecer o elemento correspondente. Isso principalmente se a sua casa tiver uma vizinhança considerada "equilibrada", ou seja, onde os elementos não se enfraquecem. Quando a situação é diferente, o ideal é utilizar uma cor que equilibre as energias, utilizando uma cor que enfraqueça a energia da construção vizinha.
FOGO

Formas pontiagudas, piramidais, cônicas, triangulares, telhados e ponta (tipo chalé suiço).
Cores: Tons vermelho, violeta, vinho, carmim, lilás, rosa, etc...


ÁGUA
Formas onduladas, disformes, irregulares
Cores: Tons de azul, preto




TERRA
Formas: Quadradas, planas, retangulares (na horizontal). Casas que mesmo com o telhados inclinados, ou com mais de uma andar, possua, no geral, o formato quadrado.
Cores: Tons de terra (marrom, amarelo, areia, etc).


METAL
Formas: Arredondadas, cúpulas, arcos, abóbadas, montanhas com formato suave arredondado).
Cores: Tons de metal (prateado, dourado), cinza, branco.


MADEIRA
Formas: Alta, vertical, como colunas, obeliscos, edifícios longos e estreitos.
Cores: Tons de verde






Relação Entre a Construção e Vizinhança

Agora nessa etapa, através da relação do elemento de sua casa e a de cada vizinho, você irá levantar qual é o tipo de relação existente.

O ideal é ter conhecimento de como os cinco elementos se relacionam entre si. Em um dos próximos artigos, abordarei esse tema mais profundamente. Por enquanto, analisaremos dividindo em cinco possibilidades.

Exemplo gráfico com ciclo de criação e controle dos 5 elementos (está em espanhol)
A relação de vocês podem ser:

Estável: Quando o imóvel tem o mesmo elemento que a vizinha e é usado para o mesmo fim, ou seja, todos usando para fins residenciais ou comerciais.

Regenerador: quando o elemento das casas vizinhas fortalecem o elemento de sua casa.

Debilitador: Quando é o seu imóvel que fortalece o elemento dos vizinhos. Consequentemente, seu elemento também se enfraquece.

Controle: Quando o imóvel controla a energia da vizinhança (ex: construção Água, com vizinhança tipo Fogo - um chalé suíço).

Prejudicial: quando o imóvel está sendo controlado pela vizinhança (ex: chalé suíço com vizinhança Água ou situado próximo a um lago).
Quando a relação com a vizinhança é do tipo prejudicial, a casa se encontra na pior condição possível.

Analisando a vizinhança

Através da tabela seguinte, que traz detalhes dessas relações, descubra qual é a condição da sua casa em relação aos seus vizinhos. Se for necessário utilizar 'curas" trate-a utilizando a cor do elemento que favoreça essa relação.

Na horizontal você encontrará os possíveis elementos do imóvel de seu vizinho e na diagonal você encontrará o elemento correspondente ao do seu imóvel. No cruzamento das duas informações, você localizará o tipo de relação existente.

Avalie a situação e de uma cara nova a fachada de sua casa ativando as energias com Feng Shui!

Leia também, os outros artigos do especial Feng Shui

Continuem enviando as suas dúvidas para o e-mail lucianavieira.fengshui@gmail.com. Se ela não for divulgada aqui, será respondida por email.

10 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...documentacion llena de interes y
que apunto en mis cuadernos
diarios como modo de vida,llena
en tu precioso blog luciana,amar, sentir y vivir
todas las sensaciones
que den paz En este tiempo luciana
para descansar,
,
sosiego y
tranquildad a nuestro corazon.
Desde mis HORAS ROTAS,
y AULA DE PAZ
un afectuoso abrazo y
cariño compartido
siempre desde el alma
saludos
de amistad:
---Jose Ramon---

Telma disse...

Olá Luciana estou encantada pelo seu site!!
Você é uma pessoa de muita luz!
Quero te parabenizar pois pude aprender muito com todas as informações que você passa pelo seu site!!

Adriana disse...

Estou encantada com o seu blog!

Lisa disse...

Oi Luciana,

Parabéns pelo site. Me ajudou muito e me ensinou coisas importantes. Já o indiquei para alguns amigos.

Fique com Deus e paz!
bj,

Tania disse...

Td bem?
H estive visitando seu blog, e confesso que adorei, sempre que posso leio e busco informações sobre o feng shui. Dia 07/11 vai fazer um ano que estou morando em minha casa, ela aind esta em obras, qto a aplicação do bagua na planta da minha casa tenho dúvidas se estou fazendo a coisa certa.
Tenho a porta princial que deveria ser a porta de entrada, mais não utilizamos como tal e sempre entramos e recebemos as pessoas pela porta lateral que dá entrada pela lavanderia. Gostaria de saber em qual das portas eu alinho o bagua (area do Trabalho).
Eu apliquei usando a porta princial e por ironia na minha opinião nenhuma das areas estão como eu gostarian que estivesse, e sempre tive preocupação qto a area da prosperidade q infelizmante esta no meu banheiro.
Hoje qdo li seu post do dia 16/07 que fala sobre 'banheiro, o ladrão de energia'... fiquei preocupada até porque eu sinto algumas coisas q vc comentou lá em casa. Gostaria de sua ajuda pra fazer algum tipo de cura para eu aplicar lá em casa.
Ficarei mto grata.

Luciana Vieira disse...

Olá Tânia,

A porta que deve considerar é a mais usada de sua casa, que pelo o seu relato é a da lateral. Se as disposições do guá não forem as mais favoráveis dessa forma, sugiro que aplique também na outra porta,para verificar se é mais positiva. SE for mais positiva, sugiro que comecem a utilizar mais a outra porta.

É muito importante que encontre o centro de sua casa, para posicionar corretamente o baguá e para que os guás fiquem localizados nos locais corretos.

Quando o assunto é banheiro, independente do guá do local, é muito importante mante-lo sempre limpo e organizado. Nunca ter torneiras pingando ou ralos entupidos.

Se realmente for a área da prosperidade que se localizar nele, recomendo que coloque uma bola de cristal no centro dele e utilize a cor púrpura na decoração.

É importante dizer, que não adianta ativar apenas o guá da prosperidade para garantir a prosperidade em sua casa. Os guás como por exemplo do sucesso e trabalho, também trazem prosperidade.

Um forte abraço,

Juliana disse...

Luciana,

PARABÉNS pelo blog. Muito bem elaborado e funcional.

Bia disse...

Oi Luciana, depois que descobri seu blog,não consigo ficar longe. Fiz Um curso de feng Shui das estrelas voadoras, o básico do básico e queria continuar a estudar, gostaria de saber se você trabalha e da cursos dessa técnica.E tbm se você pode me ajudar a utilizar alguma técnica para me ajudar a apressar a venda de minha casa, que preciso vender por motivos de negócios.pois eu e meu esposo estamos desempregados. Obrigada e bjs.

marlene disse...

Boa tarde Luciana!
Quero pintar fachada de minha cas que é de numero 194, voce pode me ajudar a escolher COR CERTA.
Obrigado.

Unknown disse...

Nossa Incrível, estou construindo e minha construção por ser quadrada enquadra-se no elemento terra, a do meu vizinho idem, daí segui a tabela (terra com terra) e daí veio que melhor se enquadra com segurança. E por incrivel que possa parecer, trabalho com segurança e pretendo no futuro fazer minha loja na frente (em anexo) a minha casa. Gostaria de saber a sua opinião quanto: a cor, um amarelo canário ficaria bem para a casinha? Vale ressaltar que é na beira mar, bem de frente mesmo ao oceano. Poderia me dar algumas dicas? Grata Miriam