domingo, 8 de fevereiro de 2009

Emagrecimento com Florais de Bach

Com a chegada do verão, muitas pessoas que buscam perder peso me escrevem buscando informações sobre o tratamento de florais de Bach para auxílio para o emagrecimento.

As essências florais tem sido utilizadas como auxiliares nos processos de tratamento de obesidade bem como nos distúrbios alimentares. Basicamente a principal função dos florais é equilibrar as emoções que não estejam em harmonia, pois freqüentemente emoções ou sentimentos desequilibrados estão presentes em pessoas acima do peso.

Emagrecer não é algo fácil. Uma pessoa que não esteja conseguindo manter-se dentro de seu programa de emagrecimento não pode ser taxada de “preguiçosa”, “incapaz” ou de “não possuir “força de vontade” - vários mecanismos bioquímicos, físicos, emocionais, psíquicos, etc, estão envolvidos.

Por que perder peso é tão difícil?

A perda de peso com saúde depende de um conjunto sincronizado de fatores: nutricionais, físicos, emocionais, mentais e até espirituais. O primeiro passo é o desejo, a vontade real de emagrecer. Vontade de mudar. E, para implementar essa mudança, o indivíduo deve reconhecer que precisa de ajuda - muita ajuda: dos profissionais, da família, do companheiro, dos amigos.

Há muitos fatores que podem atrapalhar o emagrecimento e o mais freqüente é a compulsão. Esse transtorno alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos e a alternância entre esse excesso e privação, e pode causar oscilações freqüentes de peso independente da pessoa ser magra ou gorda. O indivíduo não é “responsável”, “culpado” pelo distúrbio.

E é aí que os Florais de Bach atuam. O tratamento é feito no indivíduo e não da doença, harmonizando sua condição emocional, para que, através da transformação das atitudes em estados mais positivos, possa ser estimulado seu potencial de auto-cura.

Como os florais atuam

Não há uma “fórmula mágica floral para emagrecer”. Os Florais de Bach ajudam a tratar a ansiedade, estresse, tristeza, compulsão, etc, da personalidade em processo de emagrecimento. As essências atuam como colaboradoras do tratamento de reestrutura alimentar, exercícios físicos e possíveis medicamentos receitados pelo médico endocrinologista.
Trata-se também os problemas de baixa auto-estima, a carência afetiva, a raiva, o sentimento de culpa, entre outros.
Para cada uma dessas emoções é ministrado um floral específico e cada caso deve ser estudado separadamente.

A essência floral AGRIMONY por exemplo, é utilizada para diminuir o grau de ansiedade. Ela é indicada para as pessoas ansiosas, que tem dificuldade em pegar no sono a noite, ou então, para as pessoas que no primeiro sinal de angústia, fumam, bebem, comem e tomam tranqüilizantes, apenas para não pensar nos problemas.

Pessoas com esse perfil, sentem dificuldade em olhar de frente para suas angustias mais intimas. Muitas vezes parecem estar de bem com a vida, dizem que estão bem, brincam e riem, isto tudo para ocultar o que realmente lhe incomodam. Esse floral ajuda a baixar a ansiedade e faz com que as pessoas tenham coragem de olhar de frente para os seus problemas sem evitá-los.

É importante lembrar que as essências florais devem ser tomadas com o acompanhamento de um profissional especializado. O uso de Agrimony por exemplo, em pessoas muito sensíveis, pode provocar o aparecimento de depressão, pois através do floral elas irão tomar consciência da origem de suas dificuldades e da sua impotência frente aos problemas que não conseguem resolver sozinhas. Para esse caso, será necessário o uso em conjunto de outros florais para equilibrar a fórmula. Para a garantia de obter os resultados esperados esse procedimento deve ser feito por um terapeuta floral.

  • Saiba mais sobre os Florais de Bach aqui
  • Consulta Florais de Bach aqui
  • 5 comentários:

    Anônimo disse...

    Namastê, Luciana!

    O Universo levou-me até o seu blog.

    Muito, muito, muito bom, mesmo! Já divulguei-o e e estou seguindo, com o nome de Plinc Plinc.

    Parabéns pelos conteúdos enobrecedores!

    Grande beijo em seu coração!

    Luciana Vieira disse...

    Olá Cleo,

    Que bom que gostou do blog! Obrigada peo carinho e por trazer novos leitores!

    Namastê

    Anônimo disse...

    Ola Luciana,
    logo que o curso iniciou, uma manicure muito querida aqui no Japao, Rosemeire, que sempre me passa algumas informacoes de fengshui, me passou o seu site, e desde entao, todos os dias tenho vindo aqui, e confesso, tenho aprendido bastante com voce, e ja passei tambem para outras pessoas que estimo, e mesmo uma maravilha e traz muita calma ao Espirito e muita fe tambem.

    Muito obrigada pelos ensinamentos, pelo carinho, e por tudo que ainda ha de vir,
    Beijos no seu coracao!!!!

    Paulo S. Pinto disse...

    Oi, Luciana

    Me chamo Paulo, tenho 40 anos, casado, pai de 2 lindos filhos.
    Conheci seu blog hoje, e estou a mais de 2 horas navegando por ele, percebo que tudo é feito com muito carinho e dedicação, muito bacana! Começo amanhã o curso da prosperiade.

    Um grande abraço, e que possamos caminhar juntos.

    Aninha disse...

    Luciana,
    Entrei no seu blog procurando Florais Bach, seu tema foi floral de bach para emagrecer......procurei e nao achei...
    Sera que vc me daria por e- mail?
    Agradeco antecipadamente.
    Ana Luiza Riedel

    PS:ana.riedel@gmail.com