quinta-feira, 4 de março de 2010

Os Cheiros da Sua Casa - Aromaterapia

Em geral, a primeira coisa que se percebe quando se entra em uma casa, é o perfume dela. Não importa com o que ela se parece ou o quanto a sua mobília está na moda e sim como ela exala seus os cheiros.

O nosso nariz é sempre extraordinariamente sensível, e por isso mesmo a forma pela qual ficamos e nos sentimos em um determinado ambiente depende indubitavelmente do nosso olfato.
Os nervos olfativos estão situados na parte superior do nariz. Ao contrário dos nervos envolvidos no tato, na audição, etc., eles estão diretamente ligados ao cérebro.
Entretanto, o fenômeno não se resume apenas nisso, pois o nariz é capaz de detectar uma quantidade muito maior de cheiros diferentes do que a quantidade de sons identificáveis pelo ouvido. O paladar e a visão são mais simples ainda, uma vez que todo o paladar e toda a visão são registrados através de apenas três ou quatro tipos de células nervosas. O nariz, contudo, registra até dez mil tipos diferentes de sensações olfativas

Qual o aroma que recepciona você quando entra na sua casa?
Faça um teste! Dá próxima vez que chegar em sua casa, preste atenção no cheiro que ela tem.

Será que o seu ambiente exala um odor delicioso e aconchegante?
Ou será que a sua residência exala o fedor da poeira e do mofo (tomara que isso não esteja acontecendo!) ou mesmo do tênis e das roupas sujas?
E, se por acaso, quem nela entra recebe o odor enjoativo de galinha e repolho...

Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem poder enorme sobre o cérebro humano.
Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar!

Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.

Procure impregnar a sua casa com aromas cuidadosamente escolhidos, pois isso elevará as suas emoções, inundará o seu corpo de energia e repouso e transbordará a sua alma de alegria. O aroma constitui portanto, uma forma poderosa e infinitamente sutil para transformar a atmosfera da sua casa.

Usando-o de maneira correta, você terá como equilibrar não só o seu humor como também o da família, dos seus amigos, de todas as visitas casuais.

Apesar de existir um sem-números de maneiras simples para introduzir deliciosos odores no interior de sua casa, não deve ser por isso que você vai sair correndo para comprar um arsenal de desodorantes e aromatizadores artificiais de ambientes. Primeiro porque o cheiro dos produtos sintéticos ou artificiais, nunca deixará de ser artificiais. Depois porque muitas pessoas são alérgicas a eles, principalmente quem sofre de problemas respiratórios como a asma.

O melhor então é dar atenção aos produtos naturais: flores, ervas, óleos aromáticos e frutas, os quais são, aliás, os instrumentos de Afrodite, a deusa que governa o amor, o prazer, a felicidade e a alegria.

Os Óleos Essênciais da Aromaterapia
O termo "Aromaterapia" é aplicado a um ramo especial da fitoterapia e é formado por duas palavras: "Aroma", que significa "cheiro agradável", e terapia, tratamento que possibilita melhorar e curar um "mal estar físico, emocional e mental".

A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais retirado das plantas para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente e das emoções.

Os seus óleos essenciais são um meio simples para fazer com que a casa cheire maravilhosamente bem pelo ano inteiro trazendo muitos benefícios para seus moradores.
Para utilizá-los é bastante simples, porém é necessário comprá-los em uma loja de confiança, certificando de que se tratam de óleos puros para assim ter os resultados esperados.

Algumas idéias para Aromaterapia
São muitas maneiras de uso dos óleos essenciais na sua casa, e as mais comuns são as seguintes:

Queimadores e Difusores de óleos – Os difusores vem geralmente acompanhado de um recipiente onde se coloca água e depois algumas gotas do óleo escolhido; na sua parte inferior há um lugar para colocar uma vela acessa que vai aquecer delicadamente água, fazendo com que o óleo seja liberado.

Direto na água quente – Para um efeito de ultima hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas, jantares e quartos de pessoas doentes.

Spray: Substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambientem simplesmente enchendo de água um borrifador comum de plantas e nele adicionando algumas gotas de óleo essencial. Em geral, a medida é de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água. Agite a mistura antes de usar.

Velas perfumadas: Pode se comprar as velas próprias para aromaterapia ou você mesmo pode produzir as suas próprias velas acendendo uma vela simples porém mais larga e espera a cera derreter em torno dela. Depois assopre a chama e pingue algumas gotas de óleo nessa cera derretida; deixe esfriar um pouco e remodele a vela. Em seguida, reacenda-a.

Óleos a Escolher
Na verdade, a opção deve ficar por sua conta da sua sensibilidade olfativa. Mas certos óleos têm a capacidade de estimular determinados humores nas casas e nas pessoas que nelas vivem. Assim, achei melhor fornecer uma lista dos óleos aromatizantes que já são verdadeiras celebridades.

Óleos Relaxantes
São óleos calmantes e pacificadores, ou seja, próprios para serem utilizados no instante em que você quer afastar os problemas mundanos com o intuito de entregar-se à tranqüilidade absoluta: camomila, sálvia, olíbano, jasmim, lavanda, manjericão, melissa, nérola e rosa.

Óleos que restauram a calma
Para os momentos de apreensão e ansiedade, experimente inundar a casa com aromas tais como gerânio, jasmim, lavanda, melissa, nérole, palmarosa e yland-yland.

Óleos para a mente
Estes são excelentes quando estiver estudando ou precisando manter o cérebro em atividade: Alecrim (mantenha no ambiente enquanto estiver trabalhando), seguindo pelo manjericão, limão, chá preto, hortelã-pimenta e pinho.

Óleos que elevam o Astral
Caso o seu astral esteja baixo ou quando o ambiente for tomado pela negatividade, convoque a energia positiva através da atuação de alguns destes óleos: Bergamota, camomila, hissopo, lavanda, laranja e mil-em rama.

Óleos pacificadores
Quando a irritação e a raiva tomarem conta de você, procure sentir o aroma de um dos seguintes óleos: bergamota, camomila, toranja, lavanda, mandarino, laranja e rosa.

Óleos para levantarem o Astral
Para quando a auto-estima estiver baixa ou caso você esteja se sentindo carente e desamparado, utilize: alecrim e pinho (esses dois juntos), cedro, jasmim, zimbro, rosa e tomilho.

Óleos Energizantes
Anime-se com um desses óleos: manjericão, eucalipto, toranja, zimbro, laranja, hortelã-pimenta, pinho e alecrim.

Óleos Sensuais
Estes são para o quarto ou para qualquer cenário voluptuoso de sedução! Se quiser uma noite inesquecível escolha jasmim, rosa, sândalo, Angélica e ylang-ylang.

Para saber sobre a influência das cores, leia também Cores para Vida e para os Ambientes.

14 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Lu....

Fiquei mto feliz em vc ter-me convidado a conhecer seu trabalho...gostei mto... Obrigada querida, sei que vou aprender mto com vc....espero apreder a fazer na minha casa um ambiente bem cheirosinho...

Deus te pague minha linda....
Bjsssss

Marcia

Anônimo disse...

Nossa! Que Blogger, Que Vídeo incentivador, que a meu ver sempre aparece em momentos oportunos na vida de pessoas nesses acaso que nos são permitidos!..E foi o q aconteceu...Algo havia de bom p não excluir como costumeiramente o faço temendo perigos virtuais.
Foram muitas provações que passei, e no momento recupero-me de uma delicada cirurgia, na qual DEUS deu-me a Vitória...E hoje agradecida...Peço a Deus me permitir ser luz na vida dos que rodeiam-me, fazendo-me acreditar que "VIVER" vale a pena por maior sejam nossos sofrimentos...quando antes pensávamos em desistir da luta...
Que DEUS jamais permita-me DESISTIR dos meus SONHOS e se posso me permitir ser FELI|Z, então vou a LUTA!...
Obrigada por esse vídeo, pela beleza que encontrei por aqui, sentindo-me em PAZ e SerenA com meus sonhos Azuis!

Beijos de Luz em sua alma...
Divulgarei o Caminho do Meio no meu Caminho por onde eu passar! Posso?...acho que DEVO...Claro!
É lindo...Seo q é preciso aprender muito, e aqui mais um cantinho p q eu faça isso!
Serenamente Agradecida

§erenAzul

Juliana disse...

Olá adorei conhecer o seu blog, que por sinal, possui vasto conteúdo informativo.Agora visito sua páginas todos os dias e , acredite, tem sido de grande valia para mim.Qualquer novidade me avise por favor... até mais.
Grata!
Juliana.

Nira disse...

Querida! Grata por tudo q li na sua página, tbém sou terapeuta e reikimaster, desenvolvo um trabalho de meditação baseada nas meditações de meu mestre Osho, sou sannyasin tbém. Lindo caminho.
Como faço p adquirir suas apostilas?
Mais uma vez, grata pelo carinho.
Nira

Andrezza disse...

achei seu site perfeitooooo
amei os videos....
lindoo mesmooo
ta nos meus favoritos...

bjokas

Desirée disse...

Oi,Lucina

Amei o seu blog e quero participar dos seus concursos.

Eu tbém tenho uma pagina no Orkut de um alimento muito legal,que que segue essa linha.

SALUTE COCO

bjos

Fátima disse...

Olá amiga, mais um tema interessante, pois adoro óleos essenciais. Tenho uma pequena colecção de frasquinhos de aromas para cada ocasião e estado de espírito! Aqui há sempre um difusor por perto! ;D

Beijinhos cheios de carinho. ♥

Karla Bandeira disse...

Olá Luciana! Adorei seu blog ok?! Parabêns...

Bjos.

P.s.: Visitarei sempre...

Nelma disse...

Adorei a página.
Posso colocar o link da sua página no meu fotolog?
Dê uma olhada:
www.fotolog.terra.com.br/naturalvital
Bjs

Gracineide disse...

Olá Luciana, adorei sua página! Vou entrar sempre! Adorei tema aroma terapia (cheiros da sua casa )tem tudo a ver comigo ,mesmo sem saber sempre que posso estou lá com algum óleo sempre que entro em casa de amigos logo percebo o cheiro que exala da casa deles isso me faz sentir bem ou mal é estranho mais eu sou assim.

Vera disse...

bom dia,Luciana!
muito surpresa pelo teu email,pq quase nem acesso mais o bol..adorei o vídeo e vou te passar meu email novo pra que possa continuar me mantendo a par dos assuntos,ok?
beijo gde

Jorge disse...

Olá!
Luciana;
Boa tarde!
Gostei muito indicação para conhecer seus trabalhos através blog, apesar de não ser do meio terapeuta, sou curioso e fascina-me muito algumas experiências com respostas positivas que já usufluí.
Com mais tempo vou apreciar e frequentar suas páginas ricas em conteúdos bem interessantes o que já coloquei com um dos blogs favoritos.
Obrigado pelo convite,
Abraço

Sandra Louzada disse...

BOM DIA LUCIANA QUERIDA! OBRIGADA PELO ARTIGO MARAVILHOSO! VC REALMENTE É DEMAIS! UM ÓTIMO DIA E TUDO DE BOM E MELHOR PARA TI FLOR! BEIJINHOS! SANDRA BRASÍLIA

Anderson disse...

Oi.
Interessante seu Blog; Tanto as fotos como os Texto são ótimos. [Parabéns]
Até breve.