terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Caminho do Meio

O Caminho do Meio é uma expressão budista que procura em poucas palavras apontar as direções para os que buscam o equilíbrio, a harmonia.

A consciência da importância desse equilíbrio, também chamado de qualidade de vida, tão apreciada por pessoas de grande sabedoria no passado, ficou um pouco perdida. Os motivos justificados são muitos, mas o principal é a falta de tempo. É muito comum pessoas não terem tempo para si mesmo, sentindo dificuldade para se fazer tudo o que é preciso.

Acompanhando essa falta de harmonia, surgem sentimentos que não são nada positivos, como o estresse, a ansiedade, o medo e a tristeza. Desta forma, fica muito difícil um ser humano se realizar por completo.

Felizmente, a busca pelo equilíbrio está voltando a fazer parte do dia a dia de diferentes pessoas, com diferentes profissões, culturas e credos, que buscam essa paz de diferentes formas.

Estamos reaprendendo que, quando estamos em harmonia, os benefícios são muitos, como por exemplo o poder de concentração que se aprimora sensivelmente. Somos capazes de abrir os olhos para nós mesmos e nos conhecer melhor, tendo assim contato com as nossas limitações e virtudes. Isso nos dá a oportunidade de melhorar, procurando aceitação e valorização como indivíduo.

Encontrando o caminho do meio, entramos em contato com o sentimento de paz que é contagiante. É inevitável lutarmos para permanecer nesse estado o maior tempo possível e tentarmos passar esses benefícios para as pessoas que amamos.

Já faz algum tempo que pratico e que estudo formas de estarmos em equilíbrio com nós mesmos e com o meio em que vivemos. Gostaria de compartilhar esses conhecimentos e acrescentar na minha vida um pouco do conhecimento e experiência de cada um que fizer parte dessa busca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu, Glória, também à algum tempo venho me dedicando a esta busca pelo caminho do meio, pesquisa esta ainda muito no início, pois meu tempo é bem curto, e tenho muito pouco conhecimento sobre o assunto, ainda assim acho que a verdadeira felicidade reside aí, no dificíl caminho do meio. Dificíl porque se nos desviarmos um pouquinho já não é mais o caminho do meio, e as vezes é complicado enxergarmos o meio da questão.
Se você puder me passar alguma bibliografia sobre o assunto ficaria muito agradecida. Meu email é gbellingrodt@ig.com.br demoro muito a entrar no computador,logo posso demorar com a resposta,mas sempre acabo lendo minhas menssagens,e embora acredito venha a colaborar pouco, gostaria muito de trocar idéias sobre este assunto.

Jorge Purgly disse...

Oi Luciana,
Desejo um Feliz e Próspero ano de 2010!
Um abraço,
Jorge
Veja os meus blogs abordando os seguintes aspectos:
Comunidade
http://purgly.blospot.com
Social
http://xeesm.com/JorgePurgly
Ambiente
http://mastersuno.blogspot.com
Renda
http://konektigi.blogspot.com
Saúde
http://drbachflower.blogspot.com
Corpo
http://biometrio.blogspot.com