terça-feira, 22 de março de 2011

O que a meditação faz por você

Para o corpo, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente traz mais disposição e vigor. Uma mente estressada, porém, pode por todo esse trabalho a perder, ou torná-lo quase impossível de ser realizado.

O ritmo da vida moderna causa estresse e quanto mais estressados estamos, menos vontade temos de nos exercitar, já a vontade de comer alimentos que proporcionam prazer imediato, aumenta. Em contrapartida, quanto menos nos exercitamos e mais comemos mal, mais nervosos ficamos.

A meditação pode funcionar como uma ferramenta de relaxamento que nos auxilia a quebrar esse círculo vicioso.

Entendendo um pouco mais sobre meditação

Alguns acreditam que meditar seja um ritual misterioso cuja prática esteja associada a religiões orientais, mas essa é uma interpretação errônea.

As técnicas de meditação têm sido adaptadas à cultura ocidental e, comprovadamente, têm trazido mais qualidade de vida aos seus adeptos, afinal de contas, todo mundo precisa descansar e renovar as energias.

O que a meditação faz, a princípio, é potencializar os benefícios desse descanso para a mente, tornando-o mais eficiente.

Você já se sentiu estranhamente hipnotizado pelas labaredas de uma fogueira, ou se pegou absorto, sem pensar em nada, contemplando o mar ou o céu?

Nesses momentos, toda a nossa atenção parece se voltar para um único e exclusivo ponto, e a mente parece ficar vazia.

Esse é o princípio da meditação, por isso, podemos dizer que todos nós possuímos a habilidade inata de meditar.
Você pode meditar em quase todos os lugares a qualquer momento.
Claro que se puder fazê-lo num canto tranqüilo de sua casa, onde não seja incomodado, melhor. Mas, tirar alguns minutos para relaxar sentado na cadeira do seu escritório, durante suas viagens, ou deitado num parque, pode ser tão eficiente quanto.

Exercício de meditação para iniciantes

1. Coloque-se em uma posição confortável.
• Se estiver sentado, descruze pernas e deixe os dois pés bem apoiados no chão, mantenha a coluna ereta (sinta sua coluna apoiar-se em seus quadris) e acomode suas mãos sobre as pernas com as palmas virada pra cima.

• Se estiver deitado, descruze pernas e braços. Deixe os braços retos próximos ao corpo, e as palmas das mãos viradas para cima.

2. Feche os olhos e respire três vezes profundamente. Inspire contando até quatro e expire contando até sete. Concentre-se apenas em sua respiração.

3. Foque toda a atenção em seus pés. Sinta o que seus pés estão sentindo. Depois, lentamente, mude seu foco de posição e vá subindo por todas as partes do seu corpo, até o topo da sua cabeça.
4. Abra os olhos e repita a respiração feita no início da meditação.

5. Essa meditação deve durar de 10 a 15 minutos e pode ser feita sempre que sentir-se estressado e quiser relaxar.

O ideal é manter uma rotina para que sua mente seja educada. Se tiver disponibilidade de tempo, faça a meditação sempre no início da manhã e no final da tarde, por exemplo.


Exercício de meditação mais avançado

Ao sentir que já domina a técnica de meditação inicial, tente um exercício de meditação mais avançado.

Para isso você vai precisar de um relógio que tenha ponteiros de segundos (aqueles despertadores simples são os melhores).

1. Sente-se confortavelmente, como descrito na meditação para iniciantes e posicione o relógio de maneira que ele fique ao nível de seus olhos.

2. Repita o passo 2 da meditação para iniciantes.


3. Abra os olhos e tente focar toda sua atenção no ponteiro de segundos do relógio. Ouça o barulho do tique-taque, observe as formas do ponteiro, acompanhe-o com os olhos e tente pensar apenas nele.

4. Observe durante quantos segundos você consegue manter o foco sem que sua mente desvie a atenção e vagueie.

5. Se mantiver uma rotina de meditação, irá notar que o tempo de atenção irá aumentando. Tente chegar a dois minutos.

Exercícios de meditação: é necessário praticar

Percebeu que não é preciso gastar dinheiro, nem ter equipamentos especiais para meditar? Tudo que você precisa fazer é praticar. Quanto mais praticar, mais benefício vai obter e, eles são rapidamente percebidos: melhora a concentração, traz mais clareza aos pensamentos, promove o autoconhecimento e o relaxamento.

Tão importante quanto investir em uma boa saúde física, é procurar meios de se obter uma boa saúde mental. Isso porque a maneira como a mente se relaciona com o corpo - e vice-versa - é fator decisivo para a saúde como um todo.
Fonte: http://bbel.uol.com.br

2 comentários:

Dora disse...

Boa noite Luciana,
Fiquei muito feliz quando descobri seu blog, gosto de coisas sérias
sou espiritualista e não sei pq senti afinidade com voce. Me desculpe
se falo assim mas é meu jeito rsrs

Francine disse...

Olá, participei do curso 21 dias para uma transformação e posso dizer que AMEI!!! Olho para meu cartaz todos os dias. Sinto e visualizo coisas boas o tempo todo! Sou uma pessoa diferente e por isso gotaria muito de participar do curso "Prosperidade em 42 dias"

Abraço e Prosperidade para todos nós!!!